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Tráfego na prática.

SEO
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“Um site sem tráfego é como uma loja vazia”. 

A partir do tráfego, acessos, cliques, interações e conversões que as empresas geram leads, amadurecem esses leads, geram orçamentos e fecham negócios. O constante número de visitantes em um site está diretamente relacionado com a facilidade de localizá-lo, o Google é o principal motor de busca na atualidade, utiliza mais de 200 fatores em seu algoritmo, incluindo indicadores sociais, interação do usuário e confiança.

Como vamos saber quais desses fatores que podemos trabalhar ou focar primeiro para aumentar o tráfego de um site? A resposta é ... NÃO temos como saber exatamente, porém podemos focar em algumas medidas, principalmente de SEO (otimização para buscadores) para alcançar a meta de acessos.

Resumidamente o tráfego de um site pode acontecer de duas formas:

  • TRÁFEGO PAGO:  é o fluxo de visitas no seu site ou rede social oriundo de anúncios pagos;
  • TRÁFEGO ORGÂNICO: ocorre naturalmente através dos mecanismos de busca, mas para isso são necessárias ferramentas e um planejamento que envolve estratégias de marketing digital.

Mas qual é o melhor ? A resposta correta é ... Os 2!

Obter bons resultados nos negócios atualmente exige um esforço em saber conciliar as duas estratégias.

Para saber como desenvolver uma estratégia de tráfego pago, entre em contato com a gente podemos te ajudar muito nesse processo.

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Mas como comentamos você também pode buscar melhorar seus resultados de tráfego orgânico, neste post vamos te ajudar na prática a melhorar o tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Etapa 1: Palavras-chave

Faça uma pesquisa de palavras-chave, elas oportunizam melhor rankeamento nos mecanismos de busca, essa pesquisa minimiza gastos desnecessários de tempo e dinheiro em termos de pesquisa inadequados para o seu negócio.

Desenvolvemos um post completo para você descobrir na prática quais são as palavras-chave certeiras para o seu negócio, você pode clicar aqui para acessar este material.

Não esqueça de voltar nesse post depois hein!

Etapa 2: SEO 

Após descobrir as palavras-chave em torno das quais você irá produzir o conteúdo do seu site ou blog, vamos partir para próxima etapa – a otimização para buscadores ou SEO (Search Engine Optimization). Estas otimizações acontecem de duas formas:

SEO On-page: otimizar o site e o conteúdo – tudo que é feito na página.

  • Conteúdo: O começo dos começos, forneça conteúdo relevante e interessante para os seus usuários;
  • Atualizações frequentes: Você precisa atualizar seu conteúdo regularmente, garantindo que a cada acesso os usuários encontrem algo novo. Caso não seja possível atualizações tão contantes no site, invista em um blog;
  • Velocidade: Não tem mais espaço para site lento no mercado, as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Existem estudos que mostram que se um site não carregar em até 2 segundos os usuários desistem e procuram outra fonte de informações, além de sofrer penalizações pelo Google. Você pode usar a ferramenta PageSpeed Insights para avaliar o desempenho do seu site;
  • Tag do título: criação de um título relevante  que contemple a palavra-chave principal com base em segmentação. Precisamos escrever títulos melhores, que chamem atenção, mas cuidado você precisa entregar o que está descrito ou prometido no título. Não existe frustração maior do que não encontrar no conteúdo o que título prometia;
  • Seja autêntico: Mesmo que seja difícil produzir de forma constante conteúdo único e relevante, não caia na tentação de escrever o que todo mundo escreve, dê o seu tom, utilize do humor, crie conteúdo diferenciado, com linguagem e identidade própria. Seja Único!
  • Compartilhável: Seu conteúdo precisa ser compartilhável com qualidade para qualquer forma de envio, seja por e-mail, WhatsApp ou compartilhamento em redes sociais. Certifique-se que quando compartilhado seu conteúdo exiba título, imagem e descrição.  Você pode testar essas tags com uma ferramenta Depurador do Facebook.
  • Meta Description: uma boa descrição poderá gerar resultados muito positivos no trafego do seu site. Desenvolvemos um post completo sobre esse assunto e você pode clicar aqui para saber mais;
  • Cabeçalhos ou títulos: um site em sua essência pode ser comparado com um documento de Word, quanto mais formatado e organizado, melhor será a leitura dos motores de busca, além de proporcionar uma experiência melhor para os usuários. Respeite os níveis de títulos como as tags de cabeçalho H1 (utilize a palavra-chave principal aqui), H2, H3... Lembre-se de utilizar somente um título de nível H1 por página;

Fonte da imagem: getbootstrap.com

  • Palavra-chave:  Utilize em seu texto uma palavra-chave principal e somente o número necessário de secundárias, ou seja, escolha um assunto e suas palavras relacionadas, nada de fazer salada frutas nessa hora. Se você leu o post completo você já sabe que deverá utilizá-las de forma natural ao longo do texto. Caso não tenha lido você pode acessar o link lá de cima aqui.
  • URL (link de acesso ao site): separe as palavras por traços, sempre utilizando a palavra chave principal. Jamais utilize caracteres especiais. Utilize URL´s objetivas, pois o tio Google gosta disso!

Exemplo:


  • Imagens – texto alternativo: é fator de classificação do Google e fornece informações para suas imagens caso seu site não carregue completamente. É também muito importante por uma questão de acessibilidade, pois oportuniza o acesso e entendimento por deficientes visuais que utilizam software específico. Já pensou se um lead muito interessado tiver deficiência visual? Ele não irá conseguir entender o conteúdo na íntegra, lembre-se do ditado: “Uma imagem diz mais que mil palavras”, quem não pode ver precisa entender!

Exemplo

Imagem com texto alternativo:

Descrição para site em carregamento:


Sugerimos que você realize todos esses ajustes antes avançar para para próxima etapa.


SEO Off-page: é tudo que você faz fora da página, exemplos: links externos e mídias sociais.

 

Agora que você já conhece as otimizações SEO on-page vamos te mostrar como poderá trazer tráfego com estratégias externas:

  • Backlinks: Nesse momento você poderá disponibilizar conteúdo relevante para o seu segmento através de um Blog, fique atento que vamos criar um post completo sobre a importância de sua empresa ter um blog. Você poderá interagir com parceiros do seu negócio e criar materiais ricos no site ou blog deles e vice-versa. Poderá criar links que direcionem para sites desses parceiros para reforçar seus comentários e em retribuição eles poderão fazer o mesmo. Isso reforça uma estratégia onde é possível trazer fluxo novo através de interesses semelhantes, você poderá alcançar números crescentes de visitantes únicos. Backlinks, também são conhecidos como links de entrada ou inbound links, são ligações recebidas de uma fonte na web para outra fonte na web;
  • Anúncios (pagos): Antes de começar a pensar em investir em anúncios, é muito importante ter um site otimizado para SEO, desta forma poderá reduzir o valor pago em campanhas, pois o Google considera o índice de qualidade de um site na disputa das melhores posições (mesmo pagando). Anúncios poderão ser realizados através das redes sociais. No Instagram e no Facebook os anúncios são gerenciados através da ferramenta Business. Já no Google, é realizado através do Google Ads, a principal ferramenta de publicidade do Google, essa cada vez mais exige conhecimento técnico e acompanhamento contínuo das constantes mudanças da ferramenta, assim como dos fatores de rankemento. Anunciar no Google se tornou trabalho para estrategistas!
  • E-mail Marketing: o e-mail ainda é um canal de contato muito eficiente com o publico-alvo. Mas cuidado algumas estratégias de automação de envio de e-mails poderão colocar tudo a perder. Quem nunca recebeu e-mails automáticos com nome trocado, e-mails promocionais após já ter realizado uma compra, entre tantos outros “vexames”, você também já deve ter visto algo do tipo e vamos combinar é péssimo!


O tráfego é o pulmão de um site, fornece fôlego para gerar leads e realizar negócios!

Para saber quais as estratégias ideais de Marketing Digital para seu o negócio entre em contato com a gente😊 


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Créditos das Fontes: Rock Content, Neil Patel, getbootstrap.com e Resultados Digitais

Por Fábio Brand de Nunes





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