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Marketing Digital: como começar uma estratégia na prática.

Marketing Digital
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Começar um negócio não é tarefa fácil, exige estudo de mercado planejamento, investimento financeiro e paciência para enfrentar burocracia. 

Mesmo passando por esse  turbilhão de etapas, você não pode deixar de lado a estratégia de Marketing Digital! Afinal, nos dias de hoje a presença digital de uma marca, não é mais um diferencial é obrigatória, inclusive alguns clientes descredibilizam e subestimam empresas que não possuem um site e redes sociais ativas.

Confira com a gente  os primeiros passos para colocar a sua empresa no mundo digital:

  • Planejamento:  Esta etapa talvez seja a mais importante, aqui você precisa definir o tom que sua empresa irá assumir nos meios digitais, estabelecendo uma comunicação multicanal única. Deverá realizar orçamentos e definições importantes para aquisição de um site corporativo, além da definição das redes sociais onde irá iniciar. Precisa identificar se você irá realizar este trabalho internamente contratando um profissional ou contratar uma agência. Outra definição importantíssima é a pauta de conteúdos, se planeje para ter conteúdo antecipado para no mínimo 15 dias;
  • Site: O ambiente do site é a sua casa! É o principal canal de comunicação da sua empresa, onde as pessoas esperam encontrar informações mais completas sobre o seu negócio. No site não existem regras de proporção de imagem para texto e nem algoritmo, é o espaço para você se posicionar na web, apresentar seu portfólio de produtos e serviços e gerar leads para converter em vendas. Sites de VERDADE, responsivos, gerenciáveis e otimizados para buscadores com layout adaptável para dispositivos móveis costumam ter um valor mais elevado, se você não tem como investir nisso nesse primeiro momento comece a economizar AGORA, faça uma reserva mensal;
  • Redes Sociais: Defina quais serão as mídias sociais nas quais você irá se comunicar com o seu público, você não precisa estar em todas logo de cara. Mas lembre, Facebook e Instagram são as redes sociais mais utilizadas pelos usuários, e são quase irmãos, vale a pena começar por eles;
  • Produzir conteúdo: Não abra mão de produzir conteúdo de qualidade, não poste por postar. A forma como uma empresa se comunica nos meios digitais traça seu perfil na web e atraí interessados para o negócio. Produza conteúdos para diferentes formatos, aposte em vídeos, stories, artes para feed, mas nunca esqueça da produção textual;
  • Blog: Produzir conteúdo para um blog poderá ser uma ótima forma de atrair leitores e porquê não transformá-los em leads? Porém, para atrair tráfego para o seu blog é muito importante ter uma pauta adequada, escrever sobre aquilo que seu público quer saber, faça pesquisas, enquetes nas redes sociais, veja como os concorrentes fazem, procure uma consultoria. Mas jamais escreva qualquer coisa, a produção de um conteúdo de qualidade contempla estudo, pesquisa, conhecimento de gramática, redação e foco. Não menospreze a inteligência do seu público, em um mundo tão conectado se você escrever besteira eles vão perceber. Crie autoridade, se posicione, mostre para o mercado que você sabe do que está falando e que é a melhor opção;
  • SEO (Search Engine Optimization): Otimização para mecanismos de busca (Google), contrate uma consultoria para ajudar a gerar trafego através de ações dentro do seu site, assim de forma natural poderá conquistar um crescente número de acessos e visitantes únicos. Caso você possa investir em anúncios essa mesma consultoria deverá ser capaz de te ajudar a criar anúncios segmentados direcionados para seu público-alvo, garantindo retorno sobre este investimento e gastando menos que os concorrentes.

Essas etapas são uma descrição breve para você começar, não negligencie nenhuma delas, e a medida que for possível contrate consultorias profissionais ou agências para as etapas mais técnicas. 

Marketing Digital é investimento não é custo! Pense nisso.


Por Fabio Brand de Nunes



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